quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aspectos culturais da Nigéria.


A cultura da Nigéria é formada por vários grupos étnicos (o país tem mais de 250 diferentes línguas e culturas); os quatro maiores são as hauçá-fulani que são predominantes no norte do país, os ibo que são predominantes no sudeste, os iorubá que são predominantes no sudoeste do Benim e tribos que são predominantes no oeste, 80 por cento dos Beninenses tendem a ser cristãos, enquanto os restantes 20% adoram ídolos, chamados Ogun. Estes são seguidos pelos efik, ibibio, e annang do litoral sudeste da Nigéria e pelos ijaw do delta do rio Níger.

Aspectos culturais da Holanda.


Os holandeses acreditam que as pessoas são livres para fazer o que sentirem vontade, desde que não interfiram na vida de outras pessoas. Foi baseado nesta filosofia que o governo holandês foi o primeiro do mundo a liberar o consumo de maconha para maiores de 18 anos. Alguns bares no país, principalmente em Amsterdã, são autorizados a vender até 5 gramas de haxixe ou "marijuana" para uso pessoal.Em 2001, o país liberou o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a eutanásia, confirmando sua cuOs holandeses acreditam que as pessoas são livres para fazer o que sentirem vontade, desde que não interfiram na vida de outras pessoas. Foi baseado nesta filosofia que o governo holandês foi o primeiro do mundo a liberar o consumo de maconha para maiores de 18 anos. Alguns bares no país, principalmente em Amsterdã, são autorizados a vender até 5 gramas de haxixe ou "marijuana" para uso pessoal.Em 2001, o país liberou o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a eutanásia, confirmando sua cultura moderna e progressiva, que também é refletida nas artes. Pintores como Vincent Van Gogh e Hieronymus Bosch são alguns dos importantes nomes da arte holandesa. ltura moderna e progressiva, que também é refletida nas artes. Pintores como Vincent Van Gogh e Hieronymus Bosch são alguns dos importantes nomes da arte holandesa.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Economia da Nigéria.


A economia da Nigéria, rica em petróleo mas há muito marcada por instabilidade política, corrupção e má gestão macroeconómica, atravessa uma reforma substancial, posta em prática pela nova liderança civil do país. Os anteriores governantes militares da Nigéria não foram capazes de diversificar a economia e afastá-la da sobredependência se um sector petrolífero de capitais intensivos, o qual é responsável por 20% do PIB, 95% das receitas de exportação e cerca de 65% das receitas orçamentais. O sector agrícola, em grande medida de subsistência, não acompanhou o rápido crescimento da população e a Nigéria, em tempos um grande exportador de alimentos, precisa agora de importá-los.
Os recursos minerais incluem o
petróleo, o carvão e o estanho. Os produtos agrícolas incluem groundnuts, óleo de palma, cacau, citrinos, milho, sorgo, mandioca, inhames e cana de açúcar.

Economia da Holanda.


Os Países Baixos têm uma economia próspera e aberta, na qual o governo tem reduzido, com sucesso, seu papel desde os anos 1980 quando a economia do país teve um pequeno momento de conturbação, causando um distúrbio econômico muito grande na época. No tempo de três décadas, a economia produtiva do país teve queda de quase 38,08% nas vendas de seus principais produtos.
Com a economia industrial abalada, os Países Baixos só voltaram a recuperar o fôlego quando foi idealizada a implantação do Euro, na década de 1990. Hoje o país tem seu setor econômico voltado principalmente para parques industriais.
Os principais setores industriais são o processamento de alimentos, a química, a
petroquímica e o maquinário elétrico.
Uma
agricultura altamente mecanizada emprega apenas 4% da força de trabalho, mas fornece grandes excedentes para a indústria alimentícia e para a exportação; o país é o terceiro maior exportador agrícola mundial em valor, atrás apenas dos Estados Unidos da América e da França.

Moinhos em Kinderdijk, um dos cartões-postais do país.
Os neerlandeses conseguiram solucionar a questão das finanças públicas e da estagnação do crescimento do emprego muito antes de seus parceiros europeus.